4(2).png

Primeiro Plano - (Nascimento aos 6 anos):

Ajude-me a agir por mim mesmo

Existe na criança um tipo especial de sensibilidade que a leva a absorver tudo ao redor dela e é este trabalho de observação e absorção que lhe permite adaptar-se à vida. Ela o faz em virtude de um poder inconsciente que existe na infância... O primeiro período da vida da criança é de adaptação.

Além do desafio de se organizar fisicamente – aprender a coordenar seus movimentos de acordo com suas vontades e necessidades: enxergar, pegar, engatinhar, andar, falar – durante esse período a criança também está criando a sua personalidade: como se colocar no mundo, gostos, desgostos, peculiaridades.

WhatsApp Image 2022-02-15 at 08.17.14.jpeg

Característica do 1º plano: 

  • Período de construção física e “espiritual”

  • Necessidade de se sentir amado e protegido

  • A mente não escolhe por si mesma

  • Período de adaptação ao meio ambiente

  • Desenvolvimento da capacidade de comunicar formalmente

  • Desenvolvimento do movimento coordenado

  • Movimento físico espontâneo

  • Uso de órgãos sensoriais importante

  • Trabalhe sozinho ou em paralelo

  • Necessidade de um trabalho intencional

Conquistas:

  • Desenvolvimento sensorial: visão, audição, tato, olfato e paladar. Entendimento do mundo através dos sentidos. O uso dos sentidos como instrumento de formação da inteligência, desenvolvimento da mente.

  • Desenvolvimento motor: coordenação motora, habilidades motora grossa e fina, lateralidade, equilíbrio. - Interiorização da cultura e aquisição da linguagem.

  • Desenvolvimento da personalidade: Necessidade de ordem – absorção da ordem exterior para poder alcançar a ordem interior.

  •  Despertar do desenvolvimento social: primeiras relações sociais em um mundo mais restrito, reconhecimento do outro, senso de solidariedade e cortesia.

Segundo Plano (6 a 12 anos):

Ajude-me a pensar por mim mesmo

O Segundo Plano de Desenvolvimento é caracterizado pelo desenvolvimento do pensamento abstrato, da inteligência moral e pelo início da formação da consciência. É o período da Educação Cósmica, a criança tem a necessidade de entender as relações entre todas as coisas. Dar-lhe uma visão de todo o universo. O universo é uma realidade imponente e uma resposta para todas as perguntas. Caminharemos juntos neste caminho da vida, pois todas as coisas fazem parte do universo e estão conectadas umas às outras para formar uma unidade completa.

Característica do 2º plano: 

  • Maior potencial para o desenvolvimento intelectual

  • Desaparecimento de contornos arredondados e infantis do corpo e do rosto

  • Perda dos dentes

  • Mais robusto e ficam menos doentes

  • Prontos para passar do aprendizado concreto ao aprendizado abstrato

  • Usa muito a imaginação

  • Precisa de mais ordem interna do que externa

  • Aventureiro

  • Tem senso de justiça

  • Social; "Instinto de rebanho"

a8c5cf11-3b64-43bf-849e-fe2f02fdb5e1.jpg

Conquistas:

  • Desenvolvimento emocional: Começa a compreender como as emoções e sentimentos interferem nas interações sociais e no comportamento humano.

  • Inteligência moral: orientação a princípios e valores, formação do caráter a partir da referência dos adultos que participam da sua vida.

  • Autonomia na conquista do conhecimento e sua aplicação prática: ampliação do processo de aquisição da linguagem (leitura, escrita e interpretação da vida como um todo); solução de operações de raciocínio matemático-científico e ampliação da consciência de espaço-tempo-evolução (compreensão da vida no universo, na Terra e a História da Evolução do Homem).

  • Expansão da imaginação e da criatividade.

Terceiro Plano (12 a 18 anos):

Ajude-me a pensar contigo

O Terceiro Plano de Desenvolvimento é caracterizado por grandes mudanças físicas e psíquicas, marca a adolescência – passagem da infância para a vida adulta. O desenvolvimento físico é marcado pelo amadurecimento do corpo. O desenvolvimento psíquico é marcado pela necessidade de integração social.

Nessa fase o indivíduo é desafiado a extrapolar os limites da família e se estabelecer como membro da sociedade. O adolescente nunca deve ser tratado como criança, pois essa é uma etapa da vida que ele já superou, ele deve ser preparado para aprofundar os conhecimentos conquistados, compreender os acontecimentos contemporâneos, e ser capaz de integrar de forma prática o trabalho manual e intelectual.

IMG_3658.HEIC

Característica do 3º plano: 

  • Idealismo

  • Necessidade de descobrir suas vocações pretendidas

  • Grande mudança e relativa instabilidade

  • Puberdade

  • Mudanças físicas e emocionais rápidas

  • Emocional e sensível

  • Precisa de um ambiente estimulante

  • Necessidade de respeito

  • Diminuição da capacidade intelectual

  • Aprendizagem abstrata

Quarto Plano (18 a 24 anos):

Ajude-me a pensar em ti

O Quarto Plano de Desenvolvimento é definido como o plano da maturidade, corresponde ao período universitário. O indivíduo que chega à universidade já está “formado” (se tudo tiver corrido bem nos planos anteriores), nessa fase irá se preparar e se especializar para oferecer um serviço à sociedade e para alcançar sua independência econômica. Além da especialização, esse período é propício para o fortalecimento moral e espiritual, para promover o encontro do indivíduo com o seu propósito, formando assim um ser humano cujas aspirações transcendem a tentação de vantagens pessoais na forma de poder e possessões, e alcançam o desejo de trabalhar para o bem da humanidade.

grupo de estudos

Característica do 4º plano: 

  • Independência espiritual, emocional e moral

  • Pense sobre o lugar e as contribuições para a sociedade e a humanidade

  • Ter interesses pessoais

  • Avaliação da política social

  • Responsabilidade pessoal

3 a 6
ANOS

PROPOSTA PEDAGÓGICA

06 a 12
ANOS

12 a 18
ANOS

PERÍODO
INTEGRAL
extracurriculares